terça-feira, 19 de dezembro de 2017

INSTITUIÇÃO DO AGENTE DA PASTORAL LITÚRGICA

Após o Evangelho, o Bispo senta, de mitra no lugar preparado. O Diácono ou Presbítero designado para isto, chama os candidatos dizendo:
 Aproximem-se os que vão ser instituídos no ministério de Leitor.
Cada candidato, chamado pelo nome, responde: Presente! e aproxima-se do Bispo, a quem faz uma reverência. Sentam-se todos, e o Bispo faz a homilia, que termina, dirigindo-se aos próprios candidatos, com estas palavras ou outras semelhantes:
 Caros Filhos. Deus Pai revelou e realizou o mistério da salvação por seu Filho Jesus Cristo, feito homem, que, após nos ter ensinado todas as coisas, confiou à sua Igreja a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura. Tornando-vos leitores ou proclamadores da Palavra de Deus, ireis colaborar nessa missão. Recebereis assim um ministério especial dentro do povo de Deus e sereis delegados para o serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclamareis esta Palavra na assembleia litúrgica, instruireis na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. Anunciareis a boa nova da Salvação a todos os que ainda a ignoram. Assim, com a vossa ajuda, poderão todos chegar ao conhecimento de Deus Pai e do seu Filho Jesus Cristo, que ele enviou, e alcançar a vida eterna. Anunciando aos outros a Palavra divina, sede também dóceis ao Espírito Santo, recebendo-a de coração aberto, e meditando-a assiduamente, a fim de amá-la cada vez mais. Manifestai pelas vossas vidas Jesus Cristo, nosso Salvador. Terminada a homilia, todos se levantam. O bispo, sem mitra, convida os fiéis a orar dizendo: 
 Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo-poderoso que abençoe estes seus servos escolhidos para o ministério de Leitor, a fim de que, exercendo com solicitude a função a eles confiada de anunciar o Cristo, glorifiquem o Pai que está nos céus. 
Todos rezam um momento em silêncio. 
 O Bispo continua:
 Ó Deus, fonte de toda luz e bondade que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar à humanidade o mistério de vosso amor, abençoai + estes nossos irmãos escolhidos para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra possam impregnar-se dela e anunciá-la fielmente a seus irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém. 
Cada um dos candidatos aproximam-se do Bispo, que lhe entrega o livro da Sagrada Escritura, dizendo: 
 Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas. 
O leitor responde: Amém! 
A Celebração prossegue como de costume com a Profissão de Fé ou as Preces, conforme as rubricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário