sábado, 23 de fevereiro de 2013

Resultado da reunião do dia 16/02/2013 - Pastoral Litúrgica

Aconteceu no dia 16/02/2013 às 14 horas na sala da Igreja Sagrada Família, a primeira reunião da Pastoral Litúrgica deste ano. Tivemos o privilégio de contar com a presença do nosso querido pároco, Padre Reginaldo Martins Vieira, além dos seguintes agentes: Maria Aparecida Marques Tavares (Catequese), Gilda Teodoro Silva Tavares (Equipe 7), Idia Edna Rodrigues de Oliveira (Equipe 2), Faustina C. Veloso (Equipe 7), Maria Inês Alves Toledo Sousa (Equipe 4), Ednilson Brant Gomes (Equipe 7), Maria das Graças "Lilia" (Apostolado da Oração), Marlene Monteiro (Equipe 2), Ednar da Glória Silva (Equipe 1), Irene de Lourdes da Silva (Equipe 6), Marcos Antônio da Silva (Equipe 6) e Paulo Roberto de Sousa Moraes (Equipe 3).

Não tivemos representantes das Equipes 5 e 8, que foram devidamente justificadas as ausências por estarem trabalhando.

Padre Reginaldo indagou a Pastoral sobre algumas falhas quanto a falta da equipe na escala mensal. E a coordenadora da Equipe 1, Ednar, pediu desculpas e justificou a falta no domingo dia 03/02  às 7h30min; Quanto a falta da Equipe 3, a coordenadora não estava presente, mas o seu representante, Paulo Roberto, comunicou que foi mesmo uma falha da sua coordenadora, pois a mesma não recebeu a escala, mas também não se lembrou de buscá-la com o coordenador geral.
Em resposta, o Padre Reginaldo pediu que todos os coordenadores de Equipe de Liturgia se empenhe no cumprimento integral da escala e ao conferir com a programação da Pastoral Litúrgica para este primeiro semestre de 2013, observou que as escalas de janeiro à junho estão destacadas e não se justifica não cumpri-las. Portanto, pediu que cada coordenador faça o seu trabalho de coordenação com zelo e diligência. Também salientou que o agente da Pastoral Litúrgica deve cuidar com carinho do seu trabalho durante o mês, ou seja, levar para casa a leitura que irá fazer e meditá-la, para que no dia escalado, o referido agente esteja cheio da graça em ser um instrumento de evangelização.

O Coordenador Geral da Pastoral Litúrgica, Paulo Roberto, pediu à todas as Equipes de Liturgia que façam suas reuniões mensais para distribuir as escalas de leituras, corrigir possíveis erros, repassar notícias da Paróquia e da Diocese de Divinópolis, como também fazer a atualização das diretrizes da Pastoral. Fazendo assim, a Equipe evita cometer falhas e em conjunto procura corrigir os erros. Lembrou que é muito importante o agente da Pastoral Litúrgica receber sua escala de leitura com antecedência e procurar meditá-la, para que no dia escalado ele tenha a grande alegria de ser um servidor de Cristo no anúncio de Sua Palavra.

Padre Reginaldo observou que no dia 23/03 terá início a Semana Santa com o Sábado das Dores. Nessa oportunidade, ele sugeriu que se faça uma andor com a imagem de Nossa Senhora das Dores para se colocar no presbitério; convidar sete meninas para se vestirem de Nossa Senhora. Cada uma com uma roupa diferente e conduzindo um cartaz com cada uma das 7 dores de Nossa Senhora.
Lembrou que a liturgia do Domingo de Ramos ficará a cargo da Comunidade Santa Isabel da Hungria, bairro Manoel Valinhas. 
Determinou que a organização das procissões ficará a cargo da Liturgia. Pediu que no Sábado Santo a Equipe escalada deverá prestar muita atenção quanto às leituras, para que sejam bem definidas, especialmente escalando homens e mulheres nas suas respectivas leituras.
No domingo de páscoa, ele pediu que se faça uma encenação com as crianças. Sugeriu que tenha a participação das crianças da catequese.
E por final marcou para o dia 26/04/2013 (sexta-feira) às 19:30 horas no Salão da Igreja São Paulo Apóstolo, bairro Vila Romana, um Encontro com todos os membros da Pastoral Litúrgica na igreja.


Antes do término da reunião da Pastoral, foram anotadas as avaliações sobre a Liturgia da Paróquia Sagrada Família para serem levadas para a Assembleia Paroquial que acontecerá no dia 03/03/2013:
O que há de bom: Temos leitores bons - pessoas comprometidas com a igreja.
O que há de ruim: Está faltando preparação - precisa-se envolver todos os agentes no comprometimento da pastoral - Cada equipe precisa dar preferência para escalar os seus leitores - E insistir muito nas reuniões mensais com a Equipe e evitar as falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário