Após o Evangelho, o Bispo senta, de mitra no lugar preparado. O Diácono ou Presbítero designado para isto, chama os candidatos dizendo:
Aproximem-se os que vão ser instituídos no ministério de Leitor.
Cada candidato, chamado pelo nome, responde: Presente! e aproxima-se do Bispo, a quem faz uma reverência. Sentam-se todos, e o Bispo faz a homilia, que termina, dirigindo-se aos próprios candidatos, com estas palavras ou outras semelhantes:
Caros Filhos. Deus Pai revelou e realizou o mistério da salvação por seu Filho Jesus Cristo, feito homem, que, após nos ter ensinado todas as coisas, confiou à sua Igreja a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura. Tornando-vos leitores ou proclamadores da Palavra de Deus, ireis colaborar nessa missão. Recebereis assim um ministério especial dentro do povo de Deus e sereis delegados para o serviço da fé, que se fundamenta na Palavra de Deus. Proclamareis esta Palavra na assembleia litúrgica, instruireis na fé as crianças e os adultos, preparando-os para receberem dignamente os sacramentos. Anunciareis a boa nova da Salvação a todos os que ainda a ignoram. Assim, com a vossa ajuda, poderão todos chegar ao conhecimento de Deus Pai e do seu Filho Jesus Cristo, que ele enviou, e alcançar a vida eterna. Anunciando aos outros a Palavra divina, sede também dóceis ao Espírito Santo, recebendo-a de coração aberto, e meditando-a assiduamente, a fim de amá-la cada vez mais. Manifestai pelas vossas vidas Jesus Cristo, nosso Salvador. Terminada a homilia, todos se levantam. O bispo, sem mitra, convida os fiéis a orar dizendo:
Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo-poderoso que abençoe estes seus servos escolhidos para o ministério de Leitor, a fim de que, exercendo com solicitude a função a eles confiada de anunciar o Cristo, glorifiquem o Pai que está nos céus.
Todos rezam um momento em silêncio.
O Bispo continua:
Ó Deus, fonte de toda luz e bondade que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar à humanidade o mistério de vosso amor, abençoai + estes nossos irmãos escolhidos para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra possam impregnar-se dela e anunciá-la fielmente a seus irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.
Cada um dos candidatos aproximam-se do Bispo, que lhe entrega o livro da Sagrada Escritura, dizendo:
Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas.
O leitor responde: Amém!
A Celebração prossegue como de costume com a Profissão de Fé ou as Preces, conforme as rubricas.
terça-feira, 19 de dezembro de 2017
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
ORIENTAÇÕES PARA O TEMPO DE NATAL 2017
Com a proximidade das solenidades Natalinas de 2017 convém recordar algumas orientações litúrgico-pastorais, bem como apresentar propostas para as celebrações próprias deste tempo de graça a todos os homens de boa vontade que se aproximam do Salvador feito homem por meio das celebrações litúrgicas a serem vivenciadas em nossa Paróquia Sagrada Família.
As propostas e orientações foram extraídas dos seguintes documentos:
Missal Romano;
Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia – princípios e orientações (emanado pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos);
Manual das Indulgências – normas e concessões (emanado pela Penitenciaria Apostólica);
Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil – 2017 (emanado pela CNBB).
Em anexo seguem alguns textos a serem usados nas diversas celebrações do Tempo do Natal:
A Solenidade do Natal é composta de 3 missas, a saber:
· Missa da Noite: própria para a noite de 24 de dezembro;
· Missa da Aurora: própria para o amanhecer do dia 25 de dezembro
Ao nascer de um novo dia a Igreja saúda o “Sol Nascente que nos veio visitar” – Cristo Jesus;
· Missa do Dia: própria para as demais missas celebradas no decorrer do dia 25.
*******
MISSA DA NOITE DO NATAL
Na missa da noite de 24 de dezembro com seu grande significado litúrgico e forte influência popular, poderão ser valorizados:
No início da missa, o canto do anúncio do nascimento do Salvador, na fórmula do Martirológio Romano (cf. Anexo 01) que se constitui, portanto, em um canto natalino de tradição litúrgica antiqüíssima, perfeita opção para se colocar em prática atualmente em nossas celebrações natalinas. Anteriormente, nas celebrações presididas pelo Papa João Paulo II, Tal proclamação era cantada no início da Missa, logo após a saudação inicial, omitindo o ato penitencial. Atualmente, nas Missas de Natal celebradas por Bento XVI, tem-se entoado momentos antes da Celebração, o que também é oportuno, como ressalta Mons. Guido Marini, Mestres das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Consequentemente é recomendável que se faça tal proclamação, seja ela cantada ou recitada, antes da Santa Missa, aos moldes de uma monição (ou comentário inicial da missa). Todo o espaço celebrativo já esteja preparado para a Celebração (até mesmo as velas do altar já devem estar acesas). Propõe-se a Igreja à “meia luz”, proporcionando um ambiente oportuno para a apreciação deste belo texto litúrgico que nos recorda a vinda da “Luz do Mundo”, sendo que após ser cantado ou recitado, as luzes da igreja se acendem aos poucos acompanhadas do canto de abertura da celebração com a procissão de entrada já com a imagem do menino Jesus (ressaltamos que o Hino de Louvor constitui num rito em si mesmo, não sendo conveniente proceder à entrada da imagem do Menino Jesus neste momento para não se sobrepor ao seu canto que será mais eloqüente diante da imagem já exposta).
FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
A recordação de José, de Maria e do menino Jesus encorajará o acolhimento da proposta pastoral para que, neste dia, toda a família reunida participe da celebração da Eucaristia. Também serão significativas nesta festividade a renovação da entrega da família ao patrocínio da Sagrada Família de Nazaré, a benção dos filhos, prevista no Ritual de Bênçãos (p. 174-194) e, onde houver oportunidade, a renovação dos compromissos assumidos pelos esposos – agora pais, no dia do casamento.
Oportuno recordar a presença da família nos vários momentos da celebração. Contudo, evite-se a prática de casais como leitores de uma mesma leitura, perdendo assim a unidade do texto em sua proclamação.
31 DE DEZEMBRO
Na maioria dos países do Ocidente, neste dia, celebra-se o encerramento do ano civil. O acontecimento leva os fiéis a refletirem sobre o “mistério do tempo”, que corre veloz e inexorável. Isso provoca no seu espírito duplo sentimento: de arrependimento e de pesar pelas culpas e ocasiões de graça perdidas ao longo do ano que chega ao fim; e de gratidão pelos benefícios recebidos do Senhor.
Esta dupla atitude deu origem ao costume de entoar festivamente o hino do Te Deum em ação de graças a Deus pelo ano que se finda. Em sua rica Liturgia, dispõe a Santa Igreja de hinos próprios para cada ocasião. O Te Deum, cântico de ação de graças por excelência, pelo qual a Mãe Igreja exprime seu louvor e gratidão ao "Deus de imensa majestade", segundo o Manual das Indulgências emanado pela Penitenciaria Apostólica em 1968 e reeditado com a aprovação do Beato João Paulo II em 1986, é enriquecido de indulgência parcial ao fiel que recitá-lo, sendo plenária quando recitado em público no último dia do ano. Para que não seja apenas uma recitação simples, pode ser realizado durante a Exposição do Santíssimo Sacramento ao fim da celebração litúrgica.
1º DE JANEIRO
A data de 1º de Janeiro, encerrando a oitava de Natal com a solenidade da Maternidade Divina de Maria abre um espaço particularmente adequado para um encontro da piedade litúrgica com a piedade popular. No Ocidente, este é um dia de se desejar boas-festas: o começo do ano civil. Os fiéis também ficam envolvidos neste clima festivo de ano-novo, aprendendo a sempre dar a este costume um sentido cristão e fazer dele quase uma expressão de piedade. De fato, os fiéis sabem que o “ano-novo” deve ser posto sob o senhorio de Cristo a quem pertencem os dias e os séculos eternos (Ap 1,8;22,13).
A esta consciência se liga o costume muito difundido de cantar, no dia primeiro de janeiro o hino Veni Creator Spiritus, para que o Espírito do Senhor dirija os pensamentos e as ações de cada um dos fiéis e das comunidades cristãs no decorrer do ano.
Também a esta prática de piedade litúrgica concede-se Indulgência parcial ao fiel que o recitar devotamente em todo o ano. A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na solenidade de Pentecostes, se o hino se recitar publicamente. Propomos dessa maneira que as comunidades encerrem a celebração eucarística deste dia com uma devida monição feita por parte do animador da celebração, seja pelo padre que preside ou por algum outro ministro idôneo, seguida do canto de súplica pela vinda do Espírito Santo antes da benção final.
sexta-feira, 7 de julho de 2017
PRECES PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA E FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
PRECES
DATA: 11/08/2017 – 19:00 HORAS – EQUIPE 1 – LEITOR:
________________________
sexta-feira – abertura da novena
Nossa resposta será: Atendei nossa prece, Senhor!
1) Pelos ministros ordenados e pelos
agentes de pastoral, rezemos.
2) Pelas iniciativas governamentais em
favor dos mais necessitados, rezemos.
3) Pelos que anunciam mensagens de paz
e de vida nos meios televisivos, rezemos
4) Pelos que reconhecem e respeitam as
maravilhas de Deus, rezemos.
5) Pelos que seguem os passos de Jesus
na vida consagrada, rezemos.
6) Que nós tenhamos a consciência que
temos um Pai Misericordioso a nos ensinar que o perdão é a chave para uma vida
feliz, rezemos.
7) Pelo nosso querido Padre Ulysses,
para que a Sagrada Família o abençoe, fortalecendo-o na sua caminhada
sacerdotal, rezemos.
8) Pelos nossos irmãos e irmãs da
Paróquia Senhor Bom Jesus, Comunidade São Paulo Apóstolo, Comunidade São José
dos Salgados, Equipe do Bombeiro Sênior, Apostolado da Oração e Legião de
Maria, para que cada dia mais cresçam em
espiritualidade e realizações, rezemos.
PRECES
DATA: 12/08/2017 – 17:30 HORAS –
EQUIPE 4
Sábado – 2º dia da novena
Nossa resposta será: Senhor, ficai sempre conosco
1)
Senhor,
vós que vos manifestastes na brisa suave, acompanhai com vossa compaixão a
Igreja em sua missão evangelizadora, nós vos pedimos.
2)
Vós
que anunciastes a paz ao vosso povo, ajudai os governantes a construir um mundo
de paz e de justiça para todos, com especial atenção aos mais necessitados, nós
vos pedimos.
3)
Vós
que chamais à oração constante, inspirai nossa consciência com o sopro do vosso
Espírito e tornai-nos mais comprometidos com a mensagem de vosso Filho, nós vos
pedimos.
4)
Vós
que vindes em socorro dos que vacilam na fé, salvai vosso povo das tempestades
que lhe ameaçam a vida, nós vos pedimos
5)
Vós
que sois o nosso Pai, agraciai com vossa força e vossa bênção os pais e todas
as famílias afligidas por ondas contrárias aos vossos desígnios, nós vos
pedimos.
6)
Vós
que nos destes a Sagrada Família como modelo de santidade, abençoai as famílias
da comunidade Santa Filomena, Comunidade Nossa Senhora do Santíssimo
Sacramento, Pastoral da Saúde e Grupo de Oração Nossa Senhora da Piedade, nós
vos pedimos.
7)
Vós
que protege os perseverantes na fé, guiai e protegei o vosso servo, Frei
Laércio nós vos pedimos.
PRECES
DATA: 13/08/2017 – 18:30 HORAS –
EQUIPE 7
Domingo – 3º dia da novena
Nossa resposta será: Senhor, ficai sempre conosco
1)
Senhor,
vós que vos manifestastes na brisa suave, acompanhai com vossa compaixão a
Igreja em sua missão evangelizadora, nós vos pedimos.
2)
Vós
que anunciastes a paz ao vosso povo, ajudai os governantes a construir um mundo
de paz e de justiça para todos, com especial atenção aos mais necessitados, nós
vos pedimos.
3)
Vós
que chamais à oração constante, inspirai nossa consciência com o sopro do vosso
Espírito e tornai-nos mais comprometidos com a mensagem de vosso Filho, nós vos
pedimos.
4)
Vós
que vindes em socorro dos que vacilam na fé, salvai vosso povo das tempestades
que lhe ameaçam a vida, nós vos pedimos
5)
Vós
que sois o nosso Pai, agraciai com vossa força e vossa bênção os pais e todas
as famílias afligidas por ondas contrárias aos vossos desígnios, nós vos
pedimos.
6)
Vós
que nos destes a Sagrada Família como modelo de santidade, abençoai as famílias
da comunidade Mãe Rainha, da Escola Professor Chico Dias, da Escola Adolfo
Machado, do Depósito Paulista, do Supermercado Adriano, dos Ministros da
Eucaristia , nós vos pedimos
7)
Vós
que protege os perseverantes na fé, guiai e protegei o vosso servo, Frei Marco
Túlio, nós vos pedimos.
PRECES
DATA: 14/08/2017 – 19:00 HORAS –
EQUIPE 3
Segunda-feira – 4º dia da novena
Nossa resposta será: Escutai nossa prece, Senhor.
1)
Pela
Igreja, chamada a caminhar sempre com confiança ilimitada em Deus, rezemos.
2)
Pelas
pessoas que se preocupam com o bem comum e por aquelas que só olham para os
interesses próprios e do seu grupo, rezemos.
3)
Pelos
que sofrem violência, desprezo e perseguição por causa da fidelidade ao
evangelho, rezemos.
4)
Pelos
estrangeiros, que buscam melhores condições de vida em nosso país, rezemos.
5)
Pelos
sofredores e desanimados da comunidade e pelas famílias que se empenham em
manter a harmonia e o diálogo, rezemos
6)
Pelo
Padre Gedler, que Deus o cumule de bênçãos em sua caminhada sacerdotal,
rezemos.
7)
Pelos
nossos irmãos e irmãs da Comunidade Santa Tereza D’Àvila, da Comunidade Servos
da Cruz, da Comunidade São Tiago Menor, do Cmei Isauro Ferreira, da Pastoral
Catequética e da Crisma, que a Sagrada Família os abençoe e os faça crescer em
santidade, rezemos.
.
DATA: 15/08/2017 – 19:00 HORAS –
EQUIPE 8
Terça-feira – 5º dia da novena
Nossa resposta será: Senhor, atendei nossa prece.
1)
Mantende,
Senhor, a Igreja sempre aberta para vos acolher e sair a encontro dos que se
desviaram. Rezemos.
2)
Daí
aos vossos fiéis reconhecer que sempre caminhais à nossa frente para nos
indicar o caminho certo a trilhar. Rezemos.
3)
Ajudai-nos
a descobrir a vossa imagem em cada ser humano, principalmente nos pobres e
desprezados. Rezemos.
4)
Cumulai
de força e coragem as nossas famílias, para poderem superar os obstáculos e
desafios do dia a dia. Rezemos.
5)
Ensinai
nossa comunidade a valorizar cada membro seu, principalmente os menores entre
os irmãos e irmãs. Rezemos.
6)
Abençoai
e protegei o vosso servo, Padre Quirino, conduzindo-o pelos caminhos
santificantes do sacerdócio. Rezemos.
7)
Frutificai
os dos da espiritualidade, da união e do amor nos nossos irmãos e irmãs da
Comunidade São Caetano, da Comunidade Santa Isabel da Hungria, da Comunidade
Santa Rita de Cássia, da Equipe de Coroinhas, da Equipe de Acólitos, do Terço
dos homens e da Pastoral do Dízimo, rezemos.
PRECES
DATA: 16/08/2017 – 19:00 HORAS –
EQUIPE 5
Quarta-feira – 6º dia da novena
Nossa resposta será: Escutai nossa prece, Senhor.
1)
Pela
Igreja, chamada a conduzir o povo para uma vida nova, rezemos.
2)
Pelas
comunidades cristãs, para que estejam sempre abertas e dispostas ao perdão e à
reconciliação, rezemos.
3)
Pelos
que erram, para que lhes seja dada oportunidade de reinício no caminho do bem,
rezemos.
4)
Pelas
nossas famílias, para que saibam superar os conflitos mediante o diálogo
fecundo e a disposição de perdoar, rezemos.
5)
Pelos
falecidos que se doaram em favor da comunidade, para que sejam acolhidos no
Reino, rezemos.
6)
Pela
Paróquia Nossa Senhora do Líbano, Comunidade São Sebastião, ECC, Pastoral da
Acolhida e Equipe de Corais, para que cresçam em sabedoria e espiritualidade em
favor da Igreja de Cristo, rezemos.
7)
Pelo
Padre Helton para que seja abençoado com os dons da Sagrada Família,
protegendo-lhe e iluminando a cada dia, rezemos.
PRECES
DATA: 17/08/2017 – 19:00 HORAS –
EQUIPE 1
Quinta-feira – 7º dia da novena
Nossa resposta será: Senhor, sede nosso auxílio.
1)
Para
que a Igreja seja sempre sinal da presença amorosa de Deus que caminha com seu
povo, rezemos.
2)
Para
que os fiéis saibam discernir os sinais da presença divina na vida cotidiana,
rezemos.
3)
Para
que nunca nos cansemos de perdoar aos que nos ofenderam e procurar a
reconciliação com quem nos desentendemos, rezemos.
4)
Para
que as famílias promovam a educação dos filhos para o perdão e para o diálogo
fraterno, rezemos.
5)
Para
que os chamados à vida religiosa e sacerdotal sejam perseverantes na vocação,
rezemos.
6)
Para
que os nossos irmãos e irmãs da Paróquia Santo Antônio, da Pastoral Familiar,
da Equipe de Noivos, da Equipe do Batismo e do COMIPA recebam as bênçãos da
Sagrada Família e cresçam na fé, no amor e na esperança, rezemos.
7)
Para
que o Frei Vicente Ronaldo receba os frutos de sua vocação sacerdotal e lhe
proporcionem um caminho santo, rezemos.
PRECES
DATA: 18/08/2017 – 19:00 HORAS –
EQUIPE 4
Sexta-feira – 8º dia da novena
Nossa resposta será: Escutai nossa prece, Senhor.
1)
Orientai,
Senhor, a Igreja, para que saiba apontar os caminhos de libertação e de vida
nova para o povo. Nós vos pedimos.
2)
Iluminai
os casais, para que saibam educar os filhos na fé, no amor e na prática da
justiça. Nós vos pedimos.
3)
Ajudai
as famílias, para que vivam em paz e sejam exemplo de unidade e solidariedade.
Nós vos pedimos.
4)
Olhai
pelos casais separados, para que sintam vossa presença misericordiosa junto a
eles. Nós vos pedimos.
5)
Fortalecei
nossa comunidade, que neste Ano Mariano vos rende graças pelos contínuos
benefícios que obtém pela intercessão de Nossa Senhora. Nós vos pedimos.
6)
Protegei,
iluminai e guiai o vosso servo, Dom José Carlos, para que esteja fortalecido em
busca da santidade do seu rebanho. Nós vos pedimos.
7)
Aumentai
a fé, a esperança, a paz e o amor dos nossos irmãos e irmãs da Catedral do
Divino Espírito Santo, das irmãs do Convento Nossa Senhora da Saúde, da Clínica
Bento Menni, do Patronato Bom Pastor e da Guarda da Sagrada Família, para que
possam crescer como discípulos e discípulas de Cristo. Nós vos pedimos.
PRECES
DATA: 19/08/2017 – 17:30 HORAS –
EQUIPE 6
Sábado – 9º dia da novena
Nossa resposta será: Rogais por nós!
1)
Santa
Maria, mãe de Deus
2)
Santa
Maria, mãe da Igreja.
3)
Mãe
dos servidores da Igreja.
4)
Causa
de nossa alegria.
5)
Saúde
dos enfermos.
6)
Refúgio
dos pecadores.
7)
Consoladora
dos aflitos.
8)
Defensora
dos fracos.
9)
Sinal
de esperança.
10)
Modelo
dos religiosos.
11)
Primeiro
Sacrário do Senhor.
PRECES
DATA: 20/08/2017 – 18:30 HORAS –
EQUIPE 2
Domingo – FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
Nossa resposta será: Por intermédio de Maria, ouvi-nos, Senhor!
1)
Senhor,
vós que destes Maria como sinal para Igreja, fazei que, neste Ano Mariano,
fortalecemos nosso compromisso com seu Filho, nós vos pedimos.
2)
Salvador
nosso, que elevastes Nossa Senhora ao céu, motivai vossos fiéis a sempre
aspirar aos bens do alto, nós vos pedimos.
3)
Deus
do universo, que coroastes Maria como rainha do céu e da terra, daí à
humanidade a alegria de participar um dia com ela na glória, nós vos pedimos.
4)
Vós
que fizestes da mãe de Jesus a nossa mãe, propiciai, por sua intercessão, a
esperança aos abandonados e a elevação dos humildes da terra, nós vos pedimos.
5)
Vós
que chamastes a Virgem para mãe de vosso Filho, concedei coragem e alegria aos
religiosos e religiosas, consagrados e consagradas seculares, nós vos pedimos.
6)
Vós
que firmastes Maria como exemplo de esposa e de mãe, abençoai os nossos irmãos
e irmãs da Comunidade Santa Luzia, Equipe de Nossa Senhora, Conselho Pastoral
Paroquial, Conselho Administrativo e todos membros dos movimentos, pastorais e
serviços da Paróquia Sagrada Família,
nós vos pedimos.
7)
Senhor,
vós que criou todas as coisas, inclusive o sacerdócio, fortalecei, guiai e iluminai
o vosso servo, Padre Reginaldo, nós vos pedimos.
PRECES
DATA: 12/08/2017 – 08:30 HORAS –
EQUIPE 2 – LEITOR: ________________________
Sábado – Missa com os enfermos
Nossa resposta será: Escutai com amor nossa prece, Senhor.
1)
Vossa
palavra, Senhor, fortalece a fé; confirmai a missão dos presbíteros e missionários,
nós vos pedimos.
2)
Vossa
palavra é luz; iluminai nossos governantes na busca de melhoria da vida dos
pobres, nós vos pedimos.
3)
Vossa
palavra é vida; daí vida aos desesperançados e sem ânimo de seguir na
caminhada, nós vos pedimos.
4)
Vossa
palavra é salvação; libertai os jovens do mundo das drogas, do crime e das
ilusões do consumo e do prazer, nós vos pedimos.
5)
Vossa
palavra é força: confortai as famílias que choram seus falecidos e acolhei-os
no Reino, nós vos pedimos.
6)
Vossa
palavra é bênção; abençoai os nossos enfermos, nós vos pedimos.
7)
Vossa
palavra é graça; concedei muitas graças ao Padre Reginaldo, nós vos pedimos.
.
.
Assinar:
Postagens (Atom)